Vou te contar o que vários especialista do mundo todo, após muito debate e estudo, chegaram a uma definição internacional para a sensação da Dor.
A IASP ( international association for the study of pain) define assim: Dor é uma experiência sensitiva e emocional desagradável, associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real ou potencial. Parece um pouco complicado de entender, mas queremos deixar claro que a Você pode sentir dor sem ter uma lesão que aparece em um exame.
Também sabemos que a dor tem um componente emocional e comportamental importante. Sim, se a dor de alguém é mais emocional que física ela não é menos importante. Não julgue o outro pela sua habilidade emocional de enfrentar a dor. Tudo deve ser levado em consideração, é avaliado e cuidado.
Junto com essa definição da IASP, vem 6 notas que a comunidade científica elaborou como importante para compreendermos melhor o fenômeno doloroso.
NOTAS:
- A dor é sempre uma experiência pessoal que é influenciada, em graus variáveis, por fatores biológicos, psicológicos e sociais.
- Dor(a sensação) e nocicepção(estímulo) são fenômenos diferentes. A dor não pode ser determinada exclusivamente pela atividade dos neurônios sensitivos.
- Através das suas experiências de vida, as pessoas aprendem o conceito de dor.
- O relato de uma pessoa sobre uma experiência de dor deve ser respeitado.
- Embora a dor geralmente cumpra um papel adaptativo, ela pode ter efeitos adversos na função e no bem-estar social e psicológico.
- • A descrição verbal é apenas um dos vários comportamentos para expressar a dor; a incapacidade de comunicação não invalida a possibilidade de um ser humano ou um animal sentir dor.
A dor é de quem sente e o alívio também é. Ou seja, para aliviar sua dor, você precisa:
- Saber definir a dor e todos os aspectos que influenciam ela.
- Compreender como ela atua no seu corpo, na sua mente e na sua vida.
- Aprender os mecanismos que pioram ela e assim deixar de faze-los.
- Aprender os mecanismos que melhoram sua dor e te trazem alívio e fazê-los mais e com qualidade.
- Ter paciência com você durante esse processo.
No Método Mariana Schamas ECAD, olhamos para tudo isso, te ajudamos a organizar sua relação com a dor.
Gostou do texto? Ajudou você a entender o que é a dor?
Qualquer dúvida entre em contato.
contato@marianaschamas.com.br
0 comentários